Depois de ter conquistado 64 prêmios em concursos internacionais realizados na Espanha, França e Hungria, o Brasil vitivinícola acaba de se destacar no 40º International Wine Challenge (IWC), realizado nos dias 28 e 29 de abril em Londres, com mais 51 premiações, sendo seis Medalhas de Prata, 13 de Bronze e 32 Menções Honrosas. O reconhecimento foi para 16 vinícolas localizadas nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, mostrando que a qualidade da produção nacional se estende por diversos terroirs brasileiros.
Do total de premiações alcançadas, o Brasil arrematou 27 prêmios para vinhos e 24 para espumantes. Segundo o Embaixador do IWC no Brasil, Thiago Mendes, o concurso reuniu 10 mil amostras de 38 países. “O International Wine Challenge é um dos mais rigorosos, imparciais e influentes do segmento de competições de vinhos no mundo. Os painéis de degustadores têm número ímpar de participantes e o processo é feito em duas etapas, o que torna a avaliação ainda mais rigorosa”, explica Mendes.
Segundo ele, o IWC completa 40 edições das quais o Brasil participou de forma ininterrupta das últimas 16 edições. “Este ano, o Brasil obteve o seu melhor resultado no índice de números de vinhos inscritos versus vinhos pontuados, cerca de 84%, demonstrando claramente o ganho qualitativo e, reafirmando-se, também, como produtor de vinhos finos no cenário internacional”, conclui.
Menção Honrosa
Mayos Espumante Moscatel Branco - Vinícola Basso
Monte Paschoal Espumante Extra Brut Branco - Vinícola Basso
Monte Paschoal Espumante Moscatel Rosé - Vinícola Basso
Matéria por ABE - Associação Brasileira de Enologia
Agência Conceitocom Brasil